Por Tássia Ingrid | FUNDAMIG
O prazo para envio da declaração do Imposto de renda vai até o dia 31 de maio de 2023
Entre as obrigações anuais dos brasileiros, declarar o Imposto de Renda é uma das mais importantes. Para alguns pode ser uma atividade maçante e irrelevante, mas você já imaginou que através dela, poderia fazer a diferença na vida de milhares de pessoas? É possível destinar parte do seu imposto para projetos e organizações sociais, diretamente na declaração. Essa possibilidade foi instituída pela Lei 13.797/2019, que passou a valer em 2020, de acordo com a Agência Brasil.
Muitas organizações podem ser beneficiadas com apenas alguns minutos a mais do seu tempo e destinação. E a melhor forma de incentivar as pessoas a destinar seu imposto de renda para essas organizações, é mostrar como as doações fazem a diferença. E entre as filiadas à FUNDAMIG, o Projeto Novo Céu é uma das organizações que utilizam dessa doação para realizar parte das suas ações.
Fernanda Izidoro, assessora de Comunicação do Novo Céu, conta que ‘’todo o aporte, via Imposto de Renda é destinado à manutenção da instituição e cuidados dos acolhidos’’. Ela dá como exemplo a aquisição de dietas enterais para os acolhidos que se alimentam via sonda, a reforma da cozinha industrial, compra de fraldas geriátricas, que é um consumo mensal, que gira em torno de 10 mil fraldas.
O Novo Céu é uma organização social, sem fins lucrativos, que acolhe pessoas com paralisia cerebral há mais de 30 anos. E a maior parte dos recursos que mantém são as doações, da sociedade civil – de pessoas físicas e jurídicas. Fernanda destaca que o aporte que vem do Imposto de Renda ‘’é extremamente importante para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho, de cuidar e valorizar vidas. E a doação via Imposto de Renda é uma possibilidade tanto para quem ajuda quanto para quem mais precisa. Sem nenhum custo adicional, o contribuinte pode destinar até 3% do imposto de renda devido para a nossa instituição. Com esse simples gesto, todos contribuem para um mundo mais justo e inclusivo’’. Ela conclui que apoiar a causa destinando parte de seu IR devido é uma prática com potencial para gerar um grande impacto no desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. ‘’Quanto mais apoio, mais ações voltadas para o bem-estar e qualidade de vida de nossos acolhidos.’’
Além do Novo Céu, outras organizações mineiras também podem receber essa contribuição que transforma vidas. Entre elas, o Hospital da Baleia, que atende muitas pessoas em vários tratamentos de Saúde, a Fundação CDL Pró-Criança atua com a transformação de jovens e crianças, através do primeiro emprego, Saúde e Educação;o Instituto Ramacrisna, que atua na cidade de Betim,ajuda crianças e adolescentes, por meio de Educação, capacitação profissional, alimentação e Saúde; Comitê pela Cidadania, que atua com a capacitação de líderes comunitários e compartilhamento de recursos e talentos, também ajuda muitas famílias com cestas básicas;o Sistema Divina Providência, que reúne 24 unidades, atua com jovens, crianças e idosos, no acolhimento e assistência, qualificação profissional, Educação, lazer,Saúde e bem-estar;a Fundação ArcelorMittal, que desenvolve ações sociais nos municípios de atuação das empresas do Grupo ArcelorMittal.
Essas são apenas algumas das iniciativas em Minas Gerais, o importante é saber que transformar vidas é simples e rápido.
É importante saber que ficar atento ao prazo para a declaração; que deve ser entregue até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de maio.*
Publicação original no site FUNDAMIG