O 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado nos traz grandes reflexões e desafios como humanidade. Neste ano, o tema é “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”, ao qual agregamos a premissa de “Um olhar global, sem fronteiras para a compaixão” ao desenvolver os materiais da jornada M&R 2022, conduzida pelo Vaticano, para países de língua portuguesa.
O projeto é uma realização da Secção Migrantes e Refugiados, que é liderado pelo Papa Francisco e acompanha refugiados, quem é forçado a migrar ou é vítima do tráfico de pessoas. Com a coordenação da Irmã Scalabrianiana, Rosa Maria Martins Silva – mscs e direção de Nanda Soares, líder criativa e fundadora da Conectidea, foram criadas três jornadas com o objetivo de favorecer o contato com a realidade migratória e suscitar a empatia, o “desejo e a capacidade de encontrar o outro” (FT 41), respeitando e acolhendo as diferenças.
Dividido em blocos, os materiais têm uma essência comum e propostas personalizadas para o público adulto, jovem e infantil. Uma Roda de Conversa com dinâmica interativa; um jogo que não pode deixar ninguém para trás; e uma oficina de Kamishibai e contação de histórias fazem parte dos conteúdos elaborados por uma equipe multidisciplinar.
A orientação pedagógica ficou a cargo da pedagoga Cecília de Castro Gomes, que tem experiência em Pastoral e obras sociais. Ela também atuou na pesquisa e produção de conteúdo com Nanda Soares, responsável pela direção e criação do projeto.
As ilustrações são do professor, ilustrador e quadrinista, Hilton Rocha. A contadora de histórias, Sandra Lane, trouxe sua experiência como artista plástica especializada em Arte-Educação e fundadora do Kamishibai Brasil para ajudar a construir um passo a passo para as crianças, abordando um tema difícil com leveza e sensibilidade. Além disso, contamos com o olhar atento da Ir. Rosa Martins, filósofa e teóloga, mestre em Jornalismo.
“Construir o futuro com os migrantes e os refugiados significa também reconhecer e valorizar tudo aquilo que cada um deles pode oferecer ao processo de construção”. Esta é uma afirmação desafiadora do Papa Francisco, que propõe uma mudança de perspectiva, pois na maioria das vezes migrantes e refugiados são vistos como um problema a ser solucionado. A elaboração do material, que compõe o kit para a celebração do dia do Migrante e do Refugiado, possibilitou-me entrar em contato com o contexto da mobilidade humana por meio de relatos de pessoas de diferentes idades e países, expostas a situações muitas vezes indesejadas, mas que se tornam parte do sonho de uma vida melhor. Não importa se migrante ou refugiado, aquela pessoa que deixa seu país, sua terra, seu chão, leva consigo todo o seu patrimônio intelectual, cultural, profissional, e o colocará a serviço do desenvolvimento do lugar que a acolhe. Nas jornadas ressaltamos o valor dos migrantes e refugiados, nossas irmãs e irmãos, que buscam oportunidades para viverem com dignidade.
Para mim foi uma alegria participar desse projeto pela relevância do tema, pela riqueza do trabalho em equipe e por colaborar com Igreja e com o Papa Francisco no despertar da consciência de crianças, jovens e adultos para a realidade migratória e para a necessidade de agirmos juntos na construção de um mundo melhor. (Cecília de Castro Gomes)
Os materiais (cartaz e e-books) estão no site https://migrants-refugees.va/pt/recursos/dia-mundial-do-migrante-e-do-refugiado-2022/. Clique em português e pasta Kit para Celebração. Acesse também recursos em várias línguas para a celebração do 25 de setembro, Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.