A Agenda Colaborativa Mulheres 3S já está no ar e se consolida como uma iniciativa inovadora e participativa, com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e articular ações em torno do ODS 5 – Igualdade de Gênero

Fruto do Movimento Mulheres 3S, a Agenda é um instrumento vivo que reúne eventos, campanhas, práticas inspiradoras, formações, marcos históricos, políticas públicas e mobilizações lideradas por mulheres atuantes no Terceiro Setor, apoiado diretamente pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS), do Ministério Público de Minas Gerais.

Mulher em ambiente de escritório mexe em notebook e visualiza a capa da Agenda Mulheres 3S

Delânzia Junho, assessora do CAO-TS/MPMG, reforça o caráter integrador da proposta:

“A Agenda Colaborativa é uma iniciativa inovadora que possibilita integrar ações de diversas instituições, visando o alcance do ODS 5 e o fortalecimento da atuação das mulheres no Terceiro Setor.”

Mais do que uma programação, trata-se de uma plataforma estratégica para impulsionar transformações sociais e políticas, promovendo inovação nos modos de transformar o mundo. A iniciativa convida Organizações da Sociedade Civil (OSCs), empresas e órgãos públicos a somarem forças, reconhecendo que a igualdade de gênero é uma pauta de toda a sociedade. A agenda pode ser acessada no site do movimento www.mulheres3s.org/agenda, onde também está disponível o Manifesto, projetos e o formulário de adesão. 

Lucimara Coelho, analista de Gestão e Governança da Fundação ArcelorMittal Brasil, compartilhou seu depoimento sobre essa jornada coletiva:

“Participar da agenda colaborativa de Mulheres do Terceiro Setor tem sido uma experiência transformadora e enriquecedora. Tenho visto de perto o impacto positivo que a luta por igualdade de gênero, políticas públicas inclusivas e práticas inspiradoras pode ter na sociedade. A colaboração entre mulheres de diferentes áreas e setores nos permite compartilhar conhecimentos, experiências e estratégias que fortalecem nossa atuação. Juntas, conseguimos identificar desafios comuns e desenvolver soluções inovadoras que promovem a equidade e justiça social. Além disso, a agenda nos proporciona um espaço seguro para discutir questões que afetam diretamente nossas vidas e carreiras. Essa iniciativa me inspira diariamente a continuar lutando por um futuro mais justo e igualitário para todas.”

Ações 3S e o convite à participação ativa

A agenda prevê mentorias sobre liderança feminina, palestras e formações sobre políticas públicas para mulheres, rodas de conversa sobre Economia do Cuidado, dentre outros temas relevantes para o desenvolvimento profissional e carreira no Terceiro Setor. 

Nanda Soares (CONECTIDEA) e Julia Caldas (FUNDAMIG), cofundadoras do Movimento Mulheres 3S, convidam a aderir ao Manifesto e seguir nesta jornada, a fim de promover a igualdade de gênero, incorporando-a como compromisso inegociável, fomentando e fortalecendo redes de colaboração e advogando por mudanças sistêmicas, propondo melhorias em práticas organizacionais que limitam a representatividade e protagonismo feminino.

Nádia Rampi, vice-presidente da FUNDAMIG (Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado) e diretora de parcerias da Fundação Dom Cabral (FDC), também destacou em seu LinkedIn:

“Algumas agendas exigem um ritmo mais lento, com mudanças geracionais e culturais profundas. Pautas voltadas para ampliar e reconhecer os direitos das mulheres figuram nesse espaço. Por isso, convido à reflexão sobre elas, que devem ser abraçadas não apenas por nós, mulheres, mas por toda a sociedade.”

As atividades, denominadas pelo Movimento como ‘Ações 3S’, protagonizadas pelas próprias organizações membro, serão realizadas durante o ano como uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento e relacionamento entre as participantes, fortalecendo o mútuo compromisso com a equidade de gênero nas organizações em que atuam, envolvendo  alianças trissetoriais, nas quais governo, empresas e OSC se integram para o desenvolvimento da pauta.

No final do ano já está confirmado um Encontro, no Ministério Público de Minas Gerais, para uma retrospectiva da Agenda Mulheres 3S e celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, data que encerra os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Para participar do evento, será preciso ter feito a adesão no site e participado das ações ao longo do ano.

Contato: Movimento Mulheres 3S (Julia ou Nanda) 

Instagram: @mulheres3s

E-mail: [email protected]

Comunicóloga/RP, com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Mestranda em Transformação Digital. Atua com design e comunicação de causas, campanhas e projetos socioeducativos, sensibilização e inclusão digital. Certificada em Gestão de Projetos (Project DPro pela PM4NGOs), coidealizadora do Circuito Comunicação de Causas e do Movimento A Força das Mulheres no Terceiro Setor. Articuladora social engajada na defesa dos direitos humanos e empoderamento feminino.