No dia 17 de agosto, aconteceu a Conect – Conferencia da Fundamig. O evento trouxe temas essenciais para o terceiro setor, gerando debates incríveis, destacando a força e importância do setor filantrópico, mobilização social, voluntariado, impacto dos cenários econômico e político, captação de recursos, entrega de prêmios de cidadania, sustentabilidade, dentre outros.
Como apoiadora do evento, a Conectidea esteve presente para prestigiar e a Federação.
Manifesto pela Imunidade do Terceiro Setor é lançado na CONECT – A Conferência da FUNDAMIG
Especialistas, autoridades e organizações do Terceiro Setor se reuniram para falar sobre os cenários, impactos e perspectivas para o futuro.
A FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado, em parceria com a CEBRAF – Confederação Brasileira de Fundações – e com organizações apoiadoras e patrocinadoras, realizou, na última sexta-feira, 17, no campus Alphaville da Fundação Dom Cabral, a CONECT – A Conferência da FUNDAMIG, que teve como tema central os “Cenários para o futuro e seus impactos hoje para o Terceiro Setor”.
O evento contou com a presença de importantes autoridades mineiras e para o Terceiro Setor, como o Procurador Geral do Município – Dr. Tomáz De Aquino Resende; a Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais – Dra. Valma Leite da Cunha; a presidente da CEBRAF – Dora Silvia Cunha Bueno; o presidente do FONIF – Custodio Pereira; o presidente do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral – Prof. Mozart Pereira dos Santos; e do presidente da FUNDAMIG – Prof. Leonardo Coelho.
Na oportunidade, a Federação representativa do Terceiro Setor em Minas Gerais entregou o #Prêmio FUNDAMIG de Cidadania, que reconheceu quatro importantes organizações e personalidades que apoiam, investem e incentivam o Terceiro Setor: o Cao Terceiro Setor, na categoria Órgão Público; o fundador da MRV Engenharia, Rubens Menin, como Personalidade Empresarial; o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de BH, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, como Personalidade Social; e a TV Globo Minas, como exemplo de Mobilização Social.
Conteúdos ricos, sobre o cenário político-econômico brasileiro – compartilhado pelos renomados cientista-político Malco Camargos e pelo economista e ex-Ministro Paulo Paiva – e sobre a Sustentabilidade das Organizações e suas contrapartidas oferecidas à sociedade – apresentado pelo presidente do FONIF, Custodio Pereira – foram alguns dos temas debatidos.
Os participantes também puderam conhecer produtos inovadores, como o #PROVE – Programa de Voluntariado Empresarial e Organizacional – que é uma metodologia de gestão de programas de Voluntariado personalizada para o Terceiro Setor – criada pelo presidente do Minas Voluntários, Rodrigo Starling; e o Seguro Mais Solidário, uma forma muito fácil e proveitosa de Captação de Recursos, pela qual instituições, pessoas e empresas transformam seus seguros em doações, sem custo – produto da Araújo Braz Corretora de Seguros, criado pelo Pedro Henrique Braz.
Um marco importante foi o ato público de assinatura da #CartadeMinasGerais em prol do #ManifestopelaImunidadeTributária do #terceirosetor (acesse em www.fundamig.org.br/manifesto), lançado no painel “Agenda Nacional” pela CEBRAF e federações filiadas. Considera-se que “esse é o momento histórico no qual as Federações devem se unir em torno de uma só meta: a consolidação da conquista constitucional, que defende a imunidade tributária como política e economicamente relevante, socialmente justa e juridicamente coerente” (Paulo Haus Martins – presidente da Funperj – Federação de Fundações e Associações do Rio de Janeiro).
O evento, que teve como anfitriã a maior escola de negócios da América Latina, a Fundação Dom Cabral, filiada à FUNDAMIG, foi uma excelente oportunidade de conexão entre organizações e pessoas, destacando a força e importância do Setor.
Mais sobre o evento: www.conect.org.br
Mais informações / contatos: [email protected]
31 3274-6522 (Tássia Ingrid Silva / Julia Caldas)