Por Nanda Soares

Reconhecimento da sua marca no mercado, fidelização de clientes e a sua história compartilhada. O marketing de conteúdo pode auxiliar a sua empresa nessa trajetória. Ter visibilidade e tornar-se referência para os seus clientes, alcançar seus potenciais consumidores e gerar mais receita: essas são algumas das vantagens de investir nesse tipo de marketing. De modo geral, a intenção é gerar conexão e presença personalizada junto ao seu público-alvo na internet.

A sociedade revolucionou as formas de buscar e analisar as marcas, então, as marcas também precisam adaptar um novo modo de se relacionar e interagir com seus consumidores. O marketing de conteúdo é ferramenta essencial para essa aproximação, pois vai ao encontro do seu público levando conteúdo relevante para responder às suas necessidades, e não apenas espera que venham até você. O poder do marketing de conteúdo está justamente nisso: criar um canal de comunicação direto com os clientes, converter leads e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Confira alguns pontos importantes para começar a usar o marketing de conteúdo para favorecer o seu negócio:

  • 80% dos consumidores utilizam artigos como fontes preferenciais de informação sobre serviços e produtos.
  • 60% dos posts em mídias sociais estão linkados a conteúdo.
  • 58% dos consumidores confiam em conteúdo editorial.
  • Blogs são 63% mais bem-sucedidos na hora de influenciar decisões do que revistas.
  • 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa via artigos, ao invés de anúncios.

Aí estão apenas alguns argumentos baseados na melhoria dos resultados de empresas que apostaram no marketing de conteúdo e conseguiram aperfeiçoar o alcance de leitores para suas páginas, tiveram crescimento de visibilidade no mercado e se tornaram autoridade perante seus clientes. O conteúdo customizado já é considerado o futuro do marketing e configura fator essencial dentro de um planejamento de comunicação, sendo importante recurso para engajar seu público.

Outras vantagens de usar o marketing de conteúdo na sua empresa podem ser encontradas nas comparações com o marketing convencional. Pesquisas apontam que 86% das pessoas se esquivam dos anúncios de TV e que 70% dos consumidores se sentem mais próximos das marcas como resultado do marketing de conteúdo. Empresas que adotaram esse tipo de marketing, que preza pelo engajamento com os clientes, contabilizaram ampliação no tráfego da web a partir de blogs, webnars, estudos de caso e vídeos. Além disso, os custos do investimento relacionados ao marketing de conteúdo são geralmente mais acessíveis do que os de publicidade convencional.

Nas mídias sociais é necessário ter conteúdo interessante para conectar-se de modo mais efetivo com o seu público potencial. Esse cuidado pode ser uma das razões para que um usuário siga a sua marca e estabeleça formas de relacionamento com ela. Também devemos lembrar que a qualidade do conteúdo influenciará na sua fidelização e acesso contínuo. Para ter resultados relevantes e uma produção de conteúdo assertiva, o profissional de content marketing irá identificar buyers personas para definir objetivos e montar uma estratégia de marketing adequada, ou seja, conhecer as características do seu cliente ideal para customizar e otimizar a sua presença online. Ao utilizar o marketing de conteúdo como ferramenta do Inbound marketing, é possível potencializar ainda mais o seu retorno, transformando estranhos em clientes promotores da sua marca.

Então, você já percebeu que o conteúdo é uma grande força do marketing digital e pode trazer resultados reais para a sua empresa, proporcionando vantagem competitiva e um lugar privilegiado frente ao seu público-alvo. Invista em marketing de conteúdo, cultive clientes felizes, mantenha-os informados e esteja sempre pronto para produzir e atender novas demandas.

Fontes:

http://contentools.com.br/wp-content/uploads/2014/01/infografico-marketing-de-conteudo.pdf

http://rockcontent.com/wp-content/uploads/2013/12/62razoes.pdf

http://www.inboundwriter.com/content-marketing/infographic-the-anatomy-of-content-marketing-2/

http://www.demandmetric.com/content/content-marketing-infographic