Para empreender, também é preciso organizar. E quando nos deparamos com muitas tarefas, distintos projetos e pessoas para gerenciar, temos que pensar em estratégias e recursos para manter as coisas em ordem.
Venho compartilhando com vocês algumas ferramentas gratuitas para auxiliar na caminhada empreendedora. Neste post, vocês vão conhecer dois gerenciadores gratuitos que podem fazer a diferença no dia a dia e no seu negócio.
O todoist é um organizador online do Chrome. Sua interface é muito simples e basta ter uma conta do google para se cadastrar.
Assim que você cadastra uma tarefa, poderá determinar a prioridade, adicionar um link relacionado ou até mesmo tornar a página em que está navegando numa tarefa, incluindo a data para a sua concretização. Isso ajuda muito no gerenciamento de postagens, por exemplo. Para concluir a tarefa basta marcar o círculo à direita para adicioná-la como concluída.
O interessante deste app é que ele fica aparente na sua barra de ferramentas e poderá consultá-lo sempre que necessário. Inclusive, se precisar, pode imprimir a sua página com a lista das atividades programadas! Você pode organizar seus projetos pessoais e profissionais, alinhando suas tarefas em pastas nomeadas.
O Todoist para negócios apresenta sua versão gratuita (com menos recursos) e as versões pagas, com mais recursos e preços anuais razoáveis.
O que você pode fazer no plano gratuito?
- Você pode compartilhar o seu projeto com até 5 pessoas, que terão acesso e liberdade de ações para comentar e finalizar a tarefa.
- Poderá priorizar suas tarefas até 4 níveis.
- Ter até 80 projetos ativos.
- Acesso em mais de 10 plataformas.
- Conexão SSL segura, dentre outras possibilidades.
PS: Os lembretes se apresentam como premium, ou seja, fazem parte apenas dos planos pagos.
Mas, você pode usar a sua própria agenda do google para gerar lembretes!
Quer saber mais sobre o Todoist? Clique aqui.
Outro gerenciador de tarefas bem visual, gratuito e fácil de usar é o Trello. Com ele, você pode gerir os projetos em um só lugar, tanto para uso pessoal quanto para o seu trabalho. É possível incluir sua equipe também!
A dinâmica dele é um pouco diferente, pois trabalha com cartões, os “cards”. Cada um desses cards é uma tarefa. Essas tarefas ficam alocadas em blocos. Os blocos podem ser nomeados e separados conforme sua necessidade. Os cards tem diversos recursos, tais como data de vencimento/finalização, função de anexar arquivos e adicionar colaboradores, por exemplo. Veja abaixo o visual do Trello! Você simplesmente pode arrastar os cards entre as listas/blocos. Muito prático!
“Tudo o que está relacionado ao seu projeto fica à vista no quadro, e tudo é atualizado em tempo real. Não é preciso configurar nada, e todos recebem as informações instantaneamente.”
Quer saber mais sobre esta ferramenta? Clique aqui.