A campanha tem como objetivo acabar com a violência contra as mulheres até 2030

A ONU Mulheres Brasil traz a campanha UNA-SE para acabar com a violência contra as mulheres até 2030, que marca os 16 dias de ativismo sob o tema: “Pinte o mundo de laranja: Geração Igualdade contra o estupro! ”, de 25 de novembro a 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

A iniciativa recebe denúncias e presta atendimento psicossocial a meninas e mulheres. Os casos recebidos são encaminhados para o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

“A violência contra as mulheres é mais presente do que se imagina, aqui e em qualquer parte do planeta, não conhece barreiras geográficas, econômicas e sociais, e acontece cotidianamente”, explica Jacira Melo, mestra em Ciências da Comunicação e diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão.

Em todo o mundo, cresce a cada dia o número de correntes e mobilizações espontâneas em prol das vítimas de abuso. Movimentos como Me Too, TimesUp, Niunamenos e Not One More, hoje, já somam multidões que se manifestam e ampliam as vozes de sobreviventes e ativistas ao redor do mundo.

No Brasil, é possível denunciar casos de violência doméstica através do Ligue 180, o serviço vigente de utilidade pública utilizado no país. Também conhecido como “Central de Atendimento à Mulher”, o Ligue 180 recebe denúncias de violação aos direitos da mulher, encaminha e media o andamento dos processos junto aos órgãos competentes.

Além das ligações, o serviço também pode ser acessado a partir do aplicativo “Direitos Humanos Brasil” ou pela internet através do site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), que conta com atendimento via chat e acessibilidade para Libras.

Crédito da foto: © ONU Brasi

#IgualdadedeGenero #Empoderamento #CombateAViolenciaContraAMulher

Produção e curadoria de conteúdo com foco na transformação social e digital.