O nosso português de cada dia tem fama de difícil entre estudantes e profissionais formados. O domínio da língua padrão escrita é desafio para muitas pessoas e constante tema de discussão. Após a reforma ortográfica de 2009, ficou ainda mais complicado aproximar alunos da dinâmica da escrita. Dentre textos narrativos, descritivos, argumentativos e dissertativos encontramos uma infinidade de perguntas que invadem limites estruturais, conhecimentos básicos mal incorporados e preconceitos linguísticos da nossa cultura. Saber português envolve mais que saber ler, escrever, falar, mas traz em si a capacidade de interpretação e expressão.
É óbvio que o hábito da leitura agrega pontos fortes na vida de quem está aprendendo. E convenhamos: aprendemos a cada dia. O tema da redação do Enem 2014 foi “Publicidade infantil no Brasil”. Apenas 250 estudantes conseguiram alcançar a nota máxima e cerca de 529 mil obtiveram nota zero. Apesar do tema não ter sido tão abordado como o do ano anterior, Lei Seca, a base de informações mínimas, inclusive contidas no próprio tema, já daria abertura para desenvolvimento do assunto, principalmente do ponto de vista da comunicação publicitária presente no dia a dia do mercado consumidor em que os candidatos estão inseridos.
Voltando ao assunto da reforma ortográfica, vemos mudanças que envolveram toda a sociedade, até mesmo o mercado da propaganda. Rótulos promocionais com descrições de produtos, vídeos e outros materiais de divulgação sofreram adaptações para se enquadrar novamente ao padrão da língua culta. Uma gama de outras alterações foram acontecendo em sites, blogs, e-mails corporativos, placas, marcas, etc. Os próprios mecanismos de busca relacionados à língua portuguesa tiverem que correr contra o tempo para englobar as palavras modificadas e manter a credibilidade com informação atualizada.
Para quem ainda tem o pé atrás com o nosso querido e rico idioma, seguem abaixo dicas de sites para estudar português online:
@Nanda Soares para Xícara Conteúdo