Os gifs ultrapassaram barreiras e ganharam espaço como ferramentas de comunicação e arte, dentro de diversos contextos.

Confira algumas dicas de sites para criar seus gifs gratuitamente, sem precisar instalar nada:

GIPHY

É possível criar gifs animados a partir de arquivos de vídeos e links de YouTube, combinar fotos e gifs por meio da opção “slide show”, adicionar títulos e textos animados, além de editar gifs.

Make A GIF

Fácil de usar e bem dinâmico. Você pode buscar por gifs para ilustrar seu texto e suas ideias ou, se quiser criar seu próprio gif, basta escolher a opção de “Create a gif”, adicionar as imagens, escolher a resolução e velocidade. Para criar gifs em HD, deve aderir à versão Premium.

Gickr

Converte vídeos do YouTube em imagens animadas, adiciona fotos do Flickr e gera gifs com muitas imagens. Pode selecionar o tamanho das imagens até 450px e também escolher a velocidade da animação. Mas lembre-se: as imagens do gif devem se conectar e ter uma ordem que faça sentido.

Gerador de Gifs

Interface simples. Basta enviar as imagens, selecionar  o tamanho (largura x altura) e duração do gif. Para adicionar mais imagens, adicione “mais frames”. Depois, é só clicar em gerar gifs!

IMgFlip

Para criar animações personalizadas a partir de seus próprios desenhos ou clipart, ou conectar quadros que você extraiu de um vídeo. Gifs animados de alta qualidade, com muitas opções de personalização e sem limite de número de imagens. Atualmente, o fabricante de gif suporta imagens PNG, JPEG e GIF. Por padrão, a qualidade é definida como 10 (pior) para que os GIFs sejam criados mais rapidamente. Você pode tentar mudá-lo para 1 (melhor), mas demorará um pouco mais para criar. Para gifs de maior qualidade, é preciso assinar Imgflip Pro! 😉

Comunicóloga/RP, com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Mestranda em Transformação Digital. Atua com design e comunicação de causas, campanhas e projetos socioeducativos, sensibilização e inclusão digital. Certificada em Gestão de Projetos (Project DPro pela PM4NGOs), coidealizadora do Circuito Comunicação de Causas e do Movimento A Força das Mulheres no Terceiro Setor. Articuladora social engajada na defesa dos direitos humanos e empoderamento feminino.